Feijão Simples


Escolha 1 quilo de feijão (selecionando os feijões e eliminando os estragados e sujeiras), lave os feijões em água corrente com o auxílio de uma peneira ou recipiente de lavar arroz, escorrendo bem a água.
Coloque em uma panela de pressão, e acrescente água até cobrir por completo os feijões e mais dois dedos acima. Leve ao fogo por aproximadamente 30 a 40 minutos.
Passados 20 minutos, cheque se há água suficiente para o cozimento balançando levemente a panela. Se não sentir o balanço da água, abra a panela, lembrando de retirar a pressão antes embaixo de água corrente. Se sentir o balanço da água, mantenha assim.
Com o tempo você se acostuma a sentir o cheiro do feijão cozido no ponto certo. Mas se ainda não tem esta experiência, abra a panela quando completar os 30 minutos (respeitando as regras de segurança) e experimente um feijão. Se ele estiver macio está pronto. Do contrário, leve novamente ao fogo para terminar o cozimento.
DICA:
  • com esta quantidade de feijão, você pode separar a quantidade para o dia e o restante em sacos de congelamento, guardando no freezer até a próxima utilização.
  • é importante não utilizar sal durante o cozimento, pois ele não permite o cozimento total do feijão. O resultado é um feijão duro.
  • Tempere a gosto o feijão na hora que for preparar para servir em seguida.

0 comentários:

Postar um comentário